Por que as mulheres devem ganhar menos

É o título de um texto que li há algum tempo e continua me incomodando ainda hoje. O argumento é que as escolhas que fazemos como mães (trabalhar menos horas, não assumir cargos com mais responsabilidades por causa das horas extras e viagens, etc) são os motivos que justificam manter os salários das mulheres menores que os dos homens. O autor ainda coloca que quando a firma opta por equiparar salários, apesar das “escolhas das mulheres” (todas referentes à maternidade), a firma prejudica aquele funcionário homem que está dando o sangue (e tem esposa em casa cuidando dos filhos) pois o salário dele será menor, apesar das horas extras trabalhadas, para pagarmos a mulher que não faz hora extra, mas acaba ganhando igual. Deu para entender? Esse texto me incomoda feito unha encravada…
Existe outro mundo. Existe um site chamado “Onde as mulheres querem trabalhar” repleto de informações sobre firmas que oferecem benefícios a mulheres (=mães) e nele você pode ver os benefícios que o Banco HSBC oferece na Inglaterra (que inclui seguro contra baby blues com creche no local de trabalho), e ainda ler esta entrevista com Anna Fels sobre mulheres e ambição:
“Apesar dos grandes avanços das mulheres nas últimas décadas, suas ambições ainda são prejudicadas de maneiras sutis. Pais, professores, chefes e instituições incentivam menos mulheres que homens, e mulheres ainda crescem acreditando que devem ceder diante dos homens para serem consideradas femininas. No entanto há uma forte evidência que organizações inclusivas beneficiam-se com maior lucratividade, e países onde as mulheres recebem apoio ativo demonstram maior prosperidade eonômica,”
De acordo com o artigo, a autora trabalha com companhias da lista da Fortune 500 na busca de maneiras de reter e incentivar mulheres em cargos elevados.

Anúncios

One thought on “Por que as mulheres devem ganhar menos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s