Slingada especial celebra Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2012

Dia 4/8, sábado, Espaço Nascente realiza slingada e fraldada com outras atividades gratuitas para bebês, mães, pais e famílias. No dia, serão arrecadados slings usados para doação.  
Há 20 anos, todos os anos, na primeira semana de agosto, é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento materno. Este ano, a SMAM acontece de 1/8 a 7/8, celebrada em diversos lugares do mundo, por milhares de pessoas e instituições com o tema “É hora de agir depois de 10 anos de Estratégia Global (GS) e de 20 anos de SMAM!”.
O Espaço Nascente entende a importância de comemorar esta semana e vai realizar, no sábado, dia 4/8 uma série de atividades de promoção ao aleitamento. “O Espaço marca presença no calendário global e vai oferecer atividades gratuitas para mães, pais, bebês e crianças, todas relacionadas com a importância do aleitamento, que é nutrição, mas é também afeto e comunicação”, explica Andrea Santos, gestora do espaço, que é fonoaudióloga e especialista em aleitamento materno pelo International Board Certified Lactation Consultants.
A celebração acontece no dia previsto para a slingada, que é realizada no espaço sempre no primeiro fim de semana de cada mês. Esta tem um caráter social ligado à semana. “Faremos uma campanha para doação de slings usados e durante a semana, visitaremos um posto de saúde para conversar sobre amamentação com mães e gestantes”, explica Andrea.
Rosangela Alves, da Sampa Sling e promotora das Slingadas afirma que o evento será ainda mais especial. “É um prazer imenso realizar uma slingada especial para celebrar a SMAM. Slings e aleitamento têm tudo a ver! Os carregadores de bebês mantem as mães e os bebês amarradinhos, facilitando o vínculo tão necessário para uma boa amamentação. Além disso, existe uma questão prática, pois eles são ótimos facilitadores de colo e do aleitamento, com aconchego e discrição até para lugares públicos”. Junto com a slingada, será também realizada a fraldada (fraldada.blogspot.com.br).
Massagem, música e florais
As atividades previstas vão desde vivências de shantala (massagem para bebês) a experiências musicais e palestras e bate-papos com especialistas. A programação foi pensada para que todas as atividades tenham alguma relação com o tema da amamentação. “Massagear nossos bebês nos mantém conectados, auxiliando em todos os aspectos de relacionamento entre mãe e bebê. Por isso, podemos dizer que o contato através da massagem também facilita a amamentação”, explica Priscila Castanho, daAbraço Materno e colaboradora do espaço, responsável pela vivência de Santala que será oferecida no dia 4.
A psicóloga e especialista em pós-parto Cristina Toledano (cristoledano.blogspot.com) vai conduzir um bate-papo sobre a relação entre as emoções e o ato de amamentar. “A amamentação tem tudo a ver com o que sentimos. O que sentimos facilita, dificulta, ou até compromete a amamentação, mas muita gente não sabe disso. Seja nas primeiras semanas do bebê, seja com o bebê maior, identificar esses sentimentos ajuda a cuidar das dificuldades. Mas, identificar o que sentimos é um desafio…  No bate-papo faremos isso, em grupo, pois ouvir outras experiências é ver que não se está sozinha nesse barco!”, conta Cristina.
Cantar e amamentar também estão relacionados, como afirma Isadora Canto, do Projeto Acalanto, que promoverá uma vivência no sábado. “O Acalanto promove através da música o fortalecimento do vínculo afetivo e a fluidez na comunicação entre mãe e filho desde a barriga. A música é uma espécie de massagem para o bebê desde quando está dentro do ventre e também promove a entrada gradual da mãe no vasto e rico universo infantil. Por isso, podemos dizer cantar auxilia no processo de preparação para o aleitamento, quando mãe  e bebê devem estar totalmente conectados. E também é extremamente benéfico, por ser tranquilizante para ambos, durante o ato de amamentar”, explica a cantora e compositora que criou uma canção para o ato de amamentar em seu CD Vida de Bebê.
Já Edsangela Holanda (http://teatroemusicaparabebes.blogspot.com.br/), responsável pela atividade musical com bebês do dia 4 afirma que a voz da mãe é especial. “Pesquisas revelam que o bebê ativa o hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pelas habilidades motoras, quando escuta a voz materna, e o hemisfério direito também é ativado, na área do reconhecimento de voz. Ou seja: musicalização e amamentação é certeza de elo fortalecido!”, diz.
A fisioterapeuta, acupunturista e doula Laysa Duch vai conduzir uma oficina sobre florais. “Somos feitos de energia, sendo esta responsável por todo o funcionamento do nosso organismo, nosso bem estar depende disso. Mas para olhar dentro de si e encontrar nele a resposta que se procura, muitas vezes precisamos de uma ajudinha, todas as respostas estão dentro de nós e foi acreditando nisso que o Dr. Edward Bach criou os Florais de Bach essências de flores, que fazem “aflorar” nossos sentimentos, nos mostrando os caminhos a serem trabalhados, tranquilizando nossos medos e nos fortalecendo para a vida”, explica ela , falando também da atividade e da relação com a amamentação. “Quando falamos de amamentação, como não falarmos de emoções, estas que se não forem bem trabalhadas podem sim atrapalhar este momento único e mágico? Será sobre isso nosso bate papo: como as flores podem ajudar na amamentação? No final faremos uma essência floral para levarmos para casa”, explica.
Mais do que alimentar
O Espaço Nascente criou a programação especial deste sábado pensando nisso tudo e buscando dar um caráter concreto aos estudos que mostram as relações entre estas atividades e o aleitamento. O conceito fundamental é: amamentar é muito mais do que nutrir.
Carlos Eduardo Corrêa, o Cacá, pediatra e coordenador geral do Espaço, aponta a importância de um lugar como o Nascente, preocupado com as questões do nascimento, do pós-parto e do bem viver em família, promover uma programação especial para comemorar a semana. “A amamentação é mais do que nutrição. É um processo de comunicação e afeto entre mãe e filho e também envolve o apoio paterno. Desde a primeira hora de vida, passando pelo o aleitamento exclusivo até os seis meses, pela amamentação em livre demanda, as adaptações para a volta ao trabalho da mãe e os processos de desmame, podemos dizer que o aleitamento diz muito sobre a relação da mãe com o filho e sobre uma família. Mais tarde, o olhar para a amamentação pode dizer muito sobre aquele ser humano. Portanto, nem preciso dizer que é algo fundamental não só para experiência física, mas também psíquica e emocional de mãe, filho e família”, explica o pediatra.
O que: Programação especial SMAM 2012 do Espaço Nascente
Quando: dia 4/8, sábado, das 10h às 16h30.
Onde: Espaço Nascente. Rua Grajaú, 599. Próximo ao metrô Sumaré (SP).
Como: Gratuito e livre.
Informações:             (11) 3672-6561       /             (11) 2548-6383       ou por email:espaconascente@gmail.com / http://espaco-nascente.blogspot.com.br/
No Facebookhttp://www.facebook.com/events/334470589972299/
Confira a programação especial do Espaço Nascente para a celebração da SMAM 2012-07-18
10h30 – 11h30: Oficina de florais de bach com Laysa Duch
11h30 – 12h30: Bate papo “Sentimentos + Amamentação = Tudo a ver”, com a psicóloga Cris Toledano.
12h30 – 13h30: Bate-papo “Uso de fraldas de pano desde o nascimento” com Raquel Honig, da Fraldada.
13h30 – 14h30: Palestra “Prevenção odontológica em bebês: o que funciona”, com a odontopediatra Fernanda Molina.
14h30 – 15h30: Atividade musical para bebês e crianças, com Edi Holanda.
15h30 -16h30: Workshop de Shantala (massagem para bebês), com Priscila Castanho, da Abraço Materno.
16h – 17h: Acalanto: vivência musical para gestantes e mães com bebês no pós-parto, com Isadora Canto do Projeto Acalanto.
17h: Encerramento.
Leia mais sobre a semana no site Mama Mia Amamentar:http://mamamiaamamentar.wordpress.com/smam-2012/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s